Você conhece a origem do hashi?

origem hashi

Confira a história da origem do hashi, aqueles pauzinhos usados como talheres e saiba como comer com ele

O hashi, muito conhecidos aqui no Brasil, como pauzinhos ou palitinhos, são aquelas varetas que muitos países asiáticos utilizam para comer diariamente suas refeições. Mas, você conhecer a origem do hashi? Os primeiros eram feitos de bambu, porém atualmente eles podem ser encontrados em diversos materiais. Pode parecer um pouco estranho para os ocidentais comer com hashi em vez de usar talheres, mas o costume tem origem milenar e faz parte da cultura oriental como um todo.

Estima-se que o hashi foi criado há 4 mil anos na China, com as primeiras versões feitas somente para auxiliar no cozimento dos alimentos, especialmente para mexer as comidas nos potes em que coziam. Porém, somente 1.500 anos é depois que eles foram adotados como um instrumento na hora de comer.

O filósofo chinês Confúcio, que viveu 500 A.C., foi um forte pregador do vegetarianismo e nunca permitiu facas no momento de alimentação, algo que foi muito difundido pelos países asiáticos. De lá pra cá, a impressão que se tem é que toda a culinária oriental foi desenvolvida para ser consumida com o hashi. Os alimentos, com exceção do macarrão, são cortados em tamanhos que podem ser facilmente segurados, dispensando o uso dos talheres ocidentais.

Existe algumas regras e etiquetas para utilizar o hashi de forma correta, confira:

– Nunca cruze o hashi;

– Segure o hashi perto da parte final e não no meio ou no começo;

– Nunca pegue a comida na posição vertical e sim pelas laterais;

– É falta de educação escolher comida e apontar pessoas e objetos com o hashi

– Não movimente pratos ou tigelas com o hashi.

Que tal tentar comer usando o hashi da próxima vez? Faça seu pedido no Lig-Lig e selecione a opção hashi nos talheres, depois conta pra gente se foi fácil!