Seja um #liglover. Faça parte das nossas redes!

China comemora o Festival Qingming

03.04.2019

Festival Qingming homenageia os antepassados e celebra a primavera

Compartilhar


Festival Qingming homenageia os antepassados e celebra a primavera

 

O dia de hoje (05/04) é muito significativo para os chineses. Hoje, se comemora o Festival Qingming, também conhecido como dia da limpeza dos túmulos. Este festival é celebrado no 15º dia após o equinócio da primavera na, pois além de servir para homenagear os ancestrais, também marca a celebração da primavera na China. Se você, além de ser fã da verdadeira comida chinesa do Lig-Lig, tem interesse pela história e cultura da China, entenda o verdadeiro significado deste Festival.

A lenda em torno do Festival

A origem do Festival Qingming vem de “Zuo Zhuan”, uma das primeiras obras históricas narrativas chinesas, que cobre a maior parte do Período da Primavera e Outono (770–476 a.C.). Como diz a lenda, Chong Er, o príncipe herdeiro do estado de Jin, foi expulso do estado e viveu 19 anos de exílio, em extrema pobreza, com apenas alguns homens fiéis para servi-lo.

Um deles era Jie Zitui, que para salvar o príncipe da fome, cortou um pedaço de carne de sua própria coxa e preparou uma tigela de sopa para seu mestre, que ficou profundamente comovido e prometeu honrar Jie no futuro. Em resposta, Jie insistiu que ele não precisava de recompensa, apenas queria que o príncipe se tornasse um rei com coração puro e brilhante.

Tempos depois, após Chong Er reconquistar o trono, ele convocou e recompensou as pessoas que permaneceram com ele, no entanto esqueceu-se de Jie. Ao se lembrar, enviou um mensageiro para encontrar Jie e recuperar o tempo perdido, mas Jie já havia se mudado com sua mãe para as florestas do Monte Jin. Jie só foi encontrado mais tarde, morto e encostado em um grande salgueiro.  Chong Er ficou tão triste que jurou ser um rei puro e brilhante para o seu povo.

Seguindo a lenda, no primeiro aniversário da morte de Jie, o rei, visitou o túmulo de Jie, que foi enterrado sob um salgueiro. Para sua surpresa, descobriu que o grande salgueiro estava vivo e cheio de novos ramos com folhas verdes. Era como se Jie os cumprimentasse e encorajasse o rei a permanecer puro e brilhante.  Daquele dia em diante a data de Qingming tornou-se uma ocasião importante para o povo chinês se lembrar os sacrifícios de seus ancestrais. Mais tarde, tornou-se um festival, o Festival de Qingming.

A importância da primavera

Os chineses também veem esse dia, como um momento feliz para poder apreciar o tempo agradável e florido da primavera, pois após seu encerramento as temperaturas se elevam e a chuva aumenta. Chega então o momento do plantio, das temperaturas amenas da primavera e da esperança de uma colheita farta.

A comemoração hoje em dia

Atualmente, túmulos e sepulturas continuam sendo a tradição mais importante do Festival de Qingming. As famílias visitam os túmulos de seus antepassados, limpam e colocam oferendas para honrar seus parentes que partiram. As ofertas são geralmente vinho de arroz, frutas, pãezinhos cozidos no vapor ou alimentos favoritos do falecido.

Fonte: The Epoch Times

Desenvolvido por: