Seja um #liglover. Faça parte das nossas redes!

Conheça o Festival do Barco do Dragão

05.06.2019

Tradição anual, o Festival do Barco do Dragão, que acontece hoje, celebra a memória do poeta chinês Qu Yua

Compartilhar


Hoje, 07/06, é o quinto dia do quinto mês do calendário lunar chinês, marcado pela comemoração do Festival do Barco do Dragão, também conhecido como Duanwu, que acontece em toda a China.

Como tradição, este festival é celebrado há mais de 2 mil anos e traz uma história muito significativa para os chineses. Confira!

A história do Festival do Barco do Dragão

O festival é celebrado em memória ao poeta chinês Qu Yuan, do estado de Chu, localizado ao Sul do país. Segundo a história, ao saber que seu reino foi ocupado pelas tropas inimigas do estado de Qin, em 278 antes de Cristo, o poeta se suicidou, lançando-se ao Rio Milou.

A lenda dá conta que após a morte dele, os moradores do reino começaram a jogar no rio uma pasta feita de arroz e vinho, sentados em barcos longos e estreitos, conhecidos como barcos-dragão, para impedir que os peixes devorassem o corpo do poeta.

Como a celebração é feita hoje em dia

Conhecido como um dos festivais mais tradicionais da China, na data os cidadãos realizam competições com barcos de madeira pelos rios do país e o consomem o chamado Zongzi, bolinho de arroz recheado, cozidos à vapor e embrulhado em folhas de bambu. É uma forma de manter as tradições chinesas e homenagear os antepassados, principalmente o poeta Qu Yuan.

 

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

Desenvolvido por: