Seja um #liglover. Faça parte das nossas redes!

Soba, yakisoba ou lámen: entenda as diferenças de macarrões orientais

10.02.2020

Está em dúvida sobre estas massas? O Lig-Lig te conta as diferenças entre estes tipos de macarrões orientais

Compartilhar


Há vários tipos de macarrão oriental e o mais conhecido dos brasileiros é o yakisoba.  Mas, recentemente, o lámen tem agradado ao paladar nacional e já se popularizou bastante. O mais desconhecido dos três é, sem dúvidas, o soba. Soba é um tipo de massa de origem japonesa feita à base de farinha de trigo sarraceno, inclusive a palavra soba significa trigo sarraceno em japonês. Tanto que no Japão o soba é um dos tipos de macarrão mais consumido.

O yakisoba, prato mais vendido na rede Lig-Lig, é de origem chinesa. Seu macarrão é à base de farinha de trigo e passa pelo processo de fritura para ganhar a textura e o sabor que conhecemos. Ele é combinado a uma mistura de legumes, carne bovina, frango ou camarão e seu molho não é caldoso, à base de shoyu e óleo de gergelim.

Já o lámen é feito com farinha de trigo e ovos, geralmente mais fininhos e associados à textura de sopa. O somen e o udon, outros pratos orientais, são feitos de forma semelhante ao lámen, mas com tempo de descanso maior da massa (cerca de três horas). Se você gosta destes três últimos pratos, fica a dica: não fale que eles vêm com molho, pois, diferentemente dos italianos, os orientais chamam de caldo o acompanhamento destas massas.

Desenvolvido por: