Seja um #liglover. Faça parte das nossas redes!

Você conhece a mitologia chinesa?

27.08.2019

Saiba um pouco mais sobre a mitologia chinesa e a estória dos deuses de sua cultura

Compartilhar


A China é um país mito rico culturalmente. Sua relação com a religião também é muito forte, pois recebe a influência de três principais vertentes: o taoísmo, o confucionismo e o budismo, que juntas formas a religião tradicional chinesa, repleta de mitos. Muitos desses mitos estão diretamente ligados à fundação do estado chinês e ao senso dos chineses de disciplina e coragem.

Há muitos deuses na mitologia chinesa, mas, essencialmente, foram três deuses que deram início à civilização: Nu Wa, Fu Xi e Shennong. Eles foram os sucessores de Panku, considerado o primeiro ser com consciência no universo, dono de um machado que dividiu o mundo entre céu e terra. Diz a mitologia, que ao morrer Panku viu o sol e a lua, então o seu hálito se transformou em vento e os parasitas que nele viviam viraram os animais que conhecemos hoje em dia.

Os três soberanos e seus feitos

Nu Wa -  criou o ser humano a partir do barro e o sexo para povoar o mundo.

Fu Xi – era irmão e marido de Nu Wa, protetor da raça humana, ele tinha uma  função de professor, sendo responsável por mostrar como realizar certas atividades, como escrever. A lenda diz que ele foi o primeiro imperador da China (de 2.852 a.C. a 2.737 a.C.)

Shennong – por ter a barriga transparente e conseguir ver o que acontecia dentro dela, é considerado o pai da medicina chinesa, pois experimentava todas as plantas e via como elas se comportavam no corpo.

Gostou do tema? Como especialistas em comida chinesa, a gente sempre está trazendo algumas curiosidades e informações deste país repleto de lendas e contos com ensinamentos preciosos.

 

Desenvolvido por: