Curiosidades alimentares na China

curiosidadesalimentareschina

Veja curiosidades sobre tradições e hábitos alimentares dos chineses

Comer pode parecer algo simples e comum do dia a dia das pessoas, mas para os chineses, comer vai muito além disso. O ato é considerado um importante acontecimento social e espiritual, já que a culinária chinesa tem mais de 4 mil anos de história.

A antiga história da culinária chinesa, existe por conta da adoração de deuses e espíritos, quando os imperadores eram levados aos templos ou aos picos sagrados para pedir boas colheitas. A tradição também considera que os alimentos são feitos não somente para saciar o apetite, mas também devem possuir propriedades curativas, trazendo equilíbrio para a mesa.

Esse equilíbrio, parte do princípio de Yin e Yang, que é visto no contraste e equilíbrio das cores, aromas e sabores de cada prato. Para ter uma boa refeição e boa saúde, deve-se mesclar um prato doce (yin) e o outro salgado (yang); um quente (yang) e o outro frio (yin); um macio (yin) e outro crocante (yang).

Os cinco elementos da natureza, também aparecem na mesa de um chinês, sendo: azedo a madeira, amargo o fogo, picante o metal, doce a terra e salgado a água.

Outra curiosidade dos seus hábitos alimentares, é a forma com que eles comem. Em vez de usar garfo e faca, os chineses também usam palitinhos, conhecidos como hashi. A justificativa é que os hashis deixam a comida mais saborosa. Os pratos da Lig-Lig acompanham hashis, para você vivenciar toda a experiência da verdadeira comida chinesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *